O que é?

CACAU é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza privada e caráter filantrópico, regida pela Lei nº 13.019/2014. Sua atenção é voltada a crianças e adolescentes carentes que apresentam doenças do aparelho geniturinário, compreendendo os rins, as vias excretoras urinárias (ureteres, bexiga e uretra) e os genitais.

Muitas vezes, estas doenças se apresentam com um grau de complexidade muito alta e, apesar dos adequados tratamentos instituídos, levam a alterações que requerem acompanhamento multiprofissional continuado, como por exemplo em casos extremos que exigem cirurgias reparadoras ou transplante renal.

O CACAU presta serviços gratuitos a essas crianças, procurando preservar ao máximo a integridade humana e a qualidade de vida com dignidade e autonomia.


Missão

Oferecer os melhores serviços de apoio e atendimento a famílias com crianças que sofrem de doenças do aparelho geniturinário, procurando restabelecer suas condições de saúde no aspecto físico, mental e social, e promovendo mais qualidade de vida.


Visão

Ser reconhecido como referência em urologia pediátrica, primordialmente no tratamento de anomalias complexas do trato geniturinário.


Histórico

A ideia de constituir o CACAU surgiu de um grupo de profissionais da área de saúde que trabalhava no setor de Urologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo. Muitas das crianças sob seus cuidados apresentavam nítida necessidade de ajuda, que ia muito além do atendimento recebido nos ambulatórios ou nos regimes de internação hospitalar. Eram carências de naturezas diversas, como dificuldades em atender suas necessidades básicas pessoais, despreparo para executar novas rotinas impostas pelos tratamentos recebidos, inadequação nutricional, baixa escolaridade, falta de meios para aquisição de medicamentos e a inexistência de recursos para se alojarem na cidade enquanto em tratamento. Esta somatória de fatores levava ao comprometimento da estrutura familiar, fragilizando suas condições psicológicas e dificultando sua inserção social.

Para ajudar a mudar este cenário, em 21 de julho de 2005 foi fundado o Centro de Apoio à Criança com Anomalia Urológica, o CACAU.

A partir de 2009, quando passou a disponibilizar de uma Casa de Apoio na Rua 1º de Março, começou a proporcionar às crianças em tratamento e aos seus respectivos acompanhantes hospedagem, complementação nutricional, orientação nos retornos cirúrgicos ou ambulatoriais, auxiliando para uma melhor integração das esferas física, psíquica e social em função da enfermidade tratada.

Os bons resultados do programa motivaram a elaboração do projeto para uma nova Casa de Apoio, localizada na Rua Desembargador Herotides da Silva, que, graças à participação e colaboração de várias entidades da sociedade civil, já está em pleno funcionamento. Ela conta com 27 leitos e instalações modernas para total acolhimento e conforto.

Em dezembro de 2016, foi inaugurada uma nova Casa para atendimento clínico de crianças com anomalias do trato urinário, situada na mesma rua.

Nossa evolução

2005 - Fundação do CACAU
2006 - Reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
2007 - Primeira Festa de Natal do CACAU
2008 - Inauguração da Brinquedoteca. A apresentadora Íris Stefanelli foi eleita a madrinha do CACAU
2009 - Parceira com o Departamento de Pediatria da Escola Paulista De Medicina (Unifesp), com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e com o Hospital São Paulo (HSP)
2011 - Nova Sede da CASA DE APOIO – CACAU
2012 - Marcelo Prado do Anjos (Dr. Pichuruca) passa a ser responsável pela área de recreação do CACAU
2013 - Campanha "Correr Para Fazer o Bem” realizada na Maratona de Chicago. Conselheiro Mauricio Hasson
2014 - Cadastro aprovado na Fundação Amor Horizontal
2015 - Campanha Almoço Solidário e venda de panetones (Padaria Santa Efigênia)
2016 - Criação da identidade visual e vídeo da nova campanha CACAU pela agência de publicidade Arabella; Inauguração da Unidade de Atendimento CACAU II com a ajuda dos Arquitetos Solidários; cadastro aprovado no Banco de Alimentos (CEAGESP); cadastro aprovado para o Programa de Alimentação Complementar (Fundação Salvador Arena); cadastro aprovado na Associação Prato Cheio
2017 - Parceria com a AACD; I Curso de Voluntariado
2018 - Projetos Wells Fargo; Parceria APAE; Inauguração do BAZAR; Criação do vídeo institucional, II Curso de Voluntariado